Como este blog não é de conteúdo especifico, eu posto aqui tudo que eu acho relevante e que vai ser útil a alguém, está ai uma pequena abordagem sobre a participativa para a gestão escolar.
A institucionalização da democracia, associada ao aprimoramento da eficiência e da qualidade da educação pública tem sido de grande relevância para o desenvolvimento do processo de mudanças na forma de gerir escolas no Brasil. O movimento em favor da descentralização e da democratização da gestão das escolas públicas, iniciado no principio da década de 1980, tem encontrado apoio nos processos baseia-se em três vertentes.
a) Participação da comunidade escolar na seleção dos gestores da escola.
b) Criação de um colegiado, conselho escolar.
c) Repasse de recursos financeiros. Tendo como objetivo a eficácia escolar, isto é com a aprendizagem significativa de seus alunos de modo que conheçam o seu mundo e tenham mecanismos para enfrentar as aspirações e desafios da vida.
Contudo, para que este processo democrático aconteça é necessário não só a participação da comunidade social mais dos gestores, diretores, supervisores..., e de outros funcionários da instituição escolar com o objetivo do bem estar do aluno e a melhoria efetiva dos recursos educacionais. No entanto, é importante destacar a necessidade de um individuo que tenha conhecimento especifico para estar a frente deste processo de gestão democrática.
Sentido Pleno da participação
É a consciência do individuo de sua obrigação do poder de participação que tem diante do que é proposto pela organização social a qual faz parte. No entanto, a falta de consciência dessa participação proporciona resultados negativos para a organização social e para as próprias pessoas que constituem esse ambiente. Sendo assim, as dificuldades ainda persistem devido à cultura enraizada de centralização na organização escolar, e não será mudada por simples vontade de gestores ou por exportação dos mesmos para que professores funcionários e comunidade local exerçam esta participação. É importante ter em mente que uma cultura não é mudada apenas por desejo, para isso é necessário o alargamento da consciência e da competência técnica para tanto. Portanto, os gestores responsáveis devem criar um ambiente propício para que os mesmos possam expor suas idéias.
Como nos relata (LUCK, 1996).
Criar uma visão de conjunto associada a uma ação de cooperação.
Promover um clima de confiança.
Desenvolver a pratica de assumir responsabilidade em conjunto...
Os gestores têm que observar que não é possível solucionar todos os problemas e questões educativas. É preciso que os gestores busquem conhecimento especifico e a experiência de seus companheiros de trabalho e comunidade local para a resolução de possíveis problemas que possam ocorrer.
Características da Gestão Participativa:
Compartilhamento de autoridade e de poder.
Responsabilidades assumidas em conjunto.
Valorização e mobilização da sinergia da equipe.
Canalização de talentos e iniciativas em todos os seguimentos da organização.
Compartilhamento constante e aberto de informações.
Comunicação aberta e ampla disseminação de informações.
Uma abordagem participativa para a gestão escolar
terça-feira, 8 de março de 2011
Postado por
Luan Matheus
às
11:55
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