Teorias da inspirarão Divina

segunda-feira, 7 de março de 2011

Introdução
Uma das artimanhas de Satanás é desacreditar a Palavra de Deus, como palavra inspirada, usando fatos e argumentas contra a Bíblia. Entretanto Deus (Hb 1.1) tem falado aos homens, inspirado outros, movido seu Espírito Santo para comunicar com exatidão a Mensagem Divina, tornando assim a Bíblia, diferente de todas os demais livros escritos na face da terra. Conhecer a Inspiração Divina da Bíblia é conhecer o próprio Deus, movendo-se através do tempo, usando vidas chamadas e consagradas, (Is 6.8) para realizar Seus propósitos.

Desenvolvimento
A Inspiração da Bíblia é aceita pelos cristãos em Cristo Jesus, que encontraram na Palavra de Deus uma nova razão de viver. Por outro lado, existe uma infinidade de pessoas que, por ainda não terem sidas transformadas pela Bíblia, formam teorias sobre a Inspiração, criando com isso discussão sobre este assunto tão maravilhoso.
Vamos, portanto observar algumas dessas teorias:

a) Alguns afirmam que os homens que escreveram a Bíblia tiveram apenas uma intuição, dizendo que houve apenas a manifestação do conhecimento natural da verdade. A intuição faz parte do ser humana normal, e muitas vezes levam-o a escrever livros sagrados, científicos, filosóficos e desse modo se pode até conhecer a verdade, sem necessidade da inspiração do Espírito de Deus. Essa teoria, entretanto procura negar a pessoa de Deus, que é a Verdade suprema e o Único que a pode revelar.

b) Outros ainda dizem que a inspiração das Escrituras é apenas parcial, onde umas partes da Bíblia foram inspiradas e outras não. Com isto afirmam que a Bíblia contém a Palavra de Deus, quando na verdade a Bíblia é a Palavra de Deus.

c) Uma outra teoria diz que apenas foi inspirada as idéias da Bíblia, ficando as palavras a cargo dos escritores.

Existem ainda outras teorias que foram criadas pelos homens ímpios para tentarem anular a Palavra de Deus. Cremos que qualquer criatura pode experimentar o poder da Bíblia em sua vida, basta deixar as teorias e viver na prática a Palavra de Deus.

Evidencias da inspiração
Está claro para nós, o povo de Deus, que a inspiração da Bíblia é Divina, plenária e verbal. Nós que a cada dia sentimos em nossas vidas o resultado direto da ação da Palavra, cremos ser ela de inspiração divina. Em toda a Bíblia descobrimos a ação direta do Espírito Santo, agindo poderosamente em cada escritor.

Ao lermos a Bíblia, não encontramos apenas idéias ou conceitos, mas nos deparamos com uma mensagem plena, completa e incisiva na sua revelação, como resultado de uma inspiração plenária.

Ao estudarmos a Bíblia, cada palavra tem um ensino maravilhoso, até mesmo aquelas que trazem as afirmações de homens ou de Satanás. Neste caso as palavras que eles pronunciaram não foram inspiradas, mas os registros dessas palavras foram. Entendemos assim, que o Espírito Santo guiou o escritor sagrada na escolha das palavras que ele usou, respeitando certamente seu estilo, sua atividade humana, seu vocabulário, para que não viessem a cometer erros de quaisquer espécies. Esta é a inspiração verbal.

O leitor da Bíblia deve, portanto, estar preparado e disposto a receber toda a Palavra de Deus como sendo um Livro plenamente inspirado por Deus.O Senhor Jesus Cristo, no seu tempo aceitou as Escrituras, e delas testificou, (Lc 24.44), confirmando sua fatal inspiração.O apóstolo Paulo na sua última carta coloca toda a Escritura debaixo do manto sagrado da inspiração Divina, (II Tm 3.16).

Provas da inspiração divina
A própria Bíblia apresenta-nos provas de sua total inspiração Divina.O Antigo Testamento está repleto de afirmações que nos mostram a inspiração da Palavra. O próprio testemunho dos profetas, que foram usados por Deus nos leva a crer assim. Movidos pelo Espírito Santo eles diziam. "O Senhor disse a Moisés" (Ex 4.19); "Visão de Isaías" (Is 1.1); "Assim veio a mim a palavra do Senhor" (Jr 1.4); "A Daniel Deus apareceu em sonhos e visões" (Dn 7.1); "Palavra do Senhor, que foi dirigida a Joel" (Jl 1.1) e assim a tantos outros no Antigo Testamento. Uma das grandes provas da inspiração Divina das Escrituras nos é apresentada por Jesus. Ele mesmo testificou da Palavra dizendo: "Está escrita (Mt 4.4). "... nem um jota ou um til se omitirá da lei," (Mt 5.18). "A Escritura não pode ser anulada", (Jo 10.35). E colocou o selo no Novo Testamento quando afirmou que o Espírito Santo, em Seu nome estaria ensinando todas as coisas (Jo 14.26).O apóstolo Paulo confirmou a inspiração da Bíblia, quando afirma (I Co 14.37), que o que ele escreveu, são mandamentos do Senhor.Enfim, o Novo Testamento está cheio de referências ao Antigo Testamento, provando-nos a inspiração das Escrituras.O próprio testemunho do Espírito Santo nas nossas vidas, confirmam essa tão grande inspiração da Palavra de Deus.

Considerações finais
A Palavra de Deus é inigualável quando se trata da inspiração, pois é o único Livro que teve um Autor usando cada escritor para a grande tarefa de escrever Sua Palavra, A inspiração da Bíblia torna-a um Livro moderno, em suas mensagens atuais, não precisando em nada ser alterado. Isto se constitui na grande prova de que a Bíblia é a imutável Palavra de Deus.

ESCRITO POR: Nicélia Rodrigues Veloso

0 comentários:

Siga no Twitter