Teologia da prosperidade

segunda-feira, 7 de março de 2011

Nos últimos anos, tem sido apregoado aos quatro cantos do mundo um ensino exagerado sobre a prosperidade cristã. Segundo este ensinamento, todo crente tem que ser rico, não morar em casa alugada, ganhar bem, além de ter saúde plena, sem nunca adoecer. Caso não seja assim, é porque está em pecado ou não tem fé. Neste estudo, procuraremos examinar o assunto à luz da Bíblia, buscando entender a verdadeira doutrina da prosperidade.

Teologia da prosperidade é uma teologia adotada por alguns grupos religiosos, especialmente os neopentecostais, que prega a prosperidade material e terrena dos fiéis que se voltam a Jesus, através da participação nos cultos e donativos à igreja.

Ela pressupõe sua doutrina em uma aliança bíblica, baseada no princípio de que a igreja cristã de hoje em dia é indicada como sendo os herdeiros espirituais de Abraão. Perante isto, os seguintes textos demonstram a aliança feita com Abraão e os discípulos de Jesus Cristo:

"Faço aliança contigo e com tua posteridade, uma aliança eterna, de geração em geração, para que eu seja o teu Deus e o Deus de tua posteridade" (Gên, 17,7). Tal aliança é depois reforçada por Cristo quando diz nos Evangelhos: "Buscai e achareis (...), pedi e recebereis(...), batei e abrir-vos-á" (Lc, 11,9).

Algumas pessoas indicam que as frases acimas, pressupõem, que Deus tem uma verdadeira aliança material, mediante o pagamento de dízimo, ofertas voluntárias, e sacrifícios financeiros, por parte do fiel devoto. No entanto outras consideram que a prosperidade vem, não somente através do dízimo, mas sim através do cumprimento da completa Lei de Deus, tal como ela se encontra na Bíblia, da qual figuram também o dízimo e as ofertas.

A teologia da prosperidade parte do principo que todos são filhos de Deus e que, portanto recebem os beneficios desta filiação em forma de riqueza, livramento de acidentes e catrastofes, ausência de doenças e ausência de problemas. Está teologia oferece formulas para fazer o dinheiro render mais, evitar acidentes, livrar-se de doenças e problemas.

A teologia da properidade sustenta que nenhum filho de Deus pode adoecer ou sofrer, pois, isso demonstraria falta de fé e por outro lado da presença do diabo. Ao mesmo tempo eles chegam ao exagero de declarar que quem morre antes do 70 anos é uma prova de incredulidade, imaturidade espiritual ou pecado.

O crente em Jesus tem o direito de ser próspero espiritual e materialmente, segundo a bênção de Deus sobre sua vida, sua família, seu trabalho. Mas isso não significa que todos tenham de ser ricos materialmente, no luxo e na ostentação. Ser pobre não é pecado nem ser rico é sinônimo de santidade. Não devemos aceitar os exageros da "Teologia da Prosperidade", nem aceitar a "Teologia da Miserabilidade". Deus é fiel em suas promessas. Na vida material, a promessa de bênçãos decorrentes da fidelidade nos dízimos aplica-se á igreja. A saúde é bênção de Deus. Contudo, servos de Deus, humildes e fiéis, adoecem e muitos são chamados á glória, não por pecado ou falta de fé, mas por desígnio de Deus. Que o Senhor nos ajude a entender melhor essas verdades.

ESCRITO POR: Luan Matheus Rodrigues Veloso

0 comentários:

Siga no Twitter