Processo de industrialização em decorrência do desenvolvimento do capitalismo, no espaço urbano.

sábado, 5 de março de 2011

No Capitalismo a propriedade privada é predominante, o trabalho é assalariado e seu único objetivo é conseguir muito lucro. Sendo assim veio à necessidade de produzir cada vez mais, para que a produção aumentasse, foram criadas máquinas que guiadas pela mão humana aumentavam a produção. Esse fenômeno ocorreu através da mecanização das atividades em substituição de algumas funções exercidas pelo homem, proporcionando uma produção em série e em grande escala.

O processo de industrialização se expandiu a partir do século XVIII, através da Primeira Revolução Industrial, na Inglaterra. Esse momento histórico ficou marcado pelas transformações no processo produtivo, que incorporou as máquinas (máquina a vapor), capazes de produzirem em série, e passou a utilizar fontes energéticas mais eficazes (carvão).

Os países europeus foram os primeiros a se industrializarem, pois foi nesse continente que ocorreram as principais transformações nos modos de produção. Enquanto que os países emergentes são caracterizados por uma industrialização tardia, cujo desenvolvimento se intensificou após a Segunda Guerra Mundial (1945), esse é o caso do Brasil.

A expansão das indústrias está diretamente relacionada ao processo de urbanização e crescimento demográfico nas cidades, pois esse fenômeno exerce grande poder de atração para a população rural, fato que desencadeia os fluxos migratórios para as cidades. Outros aspectos da industrialização é o desenvolvimento de infraestrutura, transporte, comunicação, diversos ramos de serviços, degradação ambiental, entre outros.

0 comentários:

Siga no Twitter