Amigas que curam

segunda-feira, 7 de março de 2011

Interessante descoberta: Um estudo publicado pela universidade de Los Angeles, Califórnia, indica que amizade entre mulheres é verdadeiramente especial. Descobriu-se que as amigas contribuem para o fortalecimento da identidade e da proteção de nosso futuro. Constituem um remanso no meio do mundo real cheio de tempestades e de obstáculos.As amigas ajudam a encher os vazios emocionais de nossas relações com os homens e ajudam-nos recordar quem somos realmente.

Após 50 das investigações, identificou-se que existem substâncias químicas produzidas pelo cérebro que ajudam a criar e manter os laços de amizades entre mulheres. Os pesquisadores, homens em sua maioria, foram surpreendidos com resultados dos estudos. Quando o hormônio Oxitocina é liberado como a parte de reação das mulheres ao estress, elas sentem a necessidade de proteger suas crianças e de agrupar-se com outras mulheres; quando acontece isso, uma quantidade ainda maior é produzida de OXITOCINA que reduz o stress agudo e causa um efeito tranqüilizante.

Estas reações não aparecem entre os membros do sexo masculino porque a testosterona que os homens produzem em quantidades elevadas, tende a neutralizar os efeitos da oxitocina; visto que os estrógenos femininos aumentam a produção deste hormônio. Depois de estudos repetidos, demonstrou-se que os laços emocionais existentes entre mulheres que são amigas verdadeiras e leais, contribuem para uma redução dos riscos de doenças relacionadas à pressão arterial e ao colesterol. Acredita-se que esta pode ser uma das razões porque geralmente as mulheres vivem mais do que os homens. As mulheres que não estabelecem relações de amizade com outras mulheres, não mostram os mesmos resultados em sua saúde.

Assim, ter amigas ajuda-nos não só a viver mais, como também a viver melhor. O estudo sobre a saúde indica que quanto mais amigas têm uma mulher, maior é a probabilidade de que chegue a terceira idade sem problemas físicos e levando uma vida plena e saudável. Neste estudo observou-se como as mulheres superam os momentos críticos (como a morte do esposo ou dos pais) e percebeu-se também que as mulheres que podem confiar em suas amigas reagem às doenças sérias e recuperam-se em um lapso de tempo menor do que aquelas que não têm em quem confiar. O estudo conclui que a amizade entre mulheres constitui uma fonte de força, bem estar, alegria e saúde. Por essa razão e por muito mais:
Viva as Amigas!!!!

0 comentários:

Siga no Twitter